Departamento de Engenharia de Automação e Sistemas – EAS/CTC
Áreas de Atuação
O EAS é organizado em áreas de atuação que correspondem ao campo de atuação dos professores:
- Controle
- Automação
- Informática
O EAS caracteriza-se por sua atuação nos três eixos da Universidade
- No Ensino, é o departamento na atuação do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação e no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (conceito 6 da Capes — máximo de 7);
- Na Pesquisa, abriga atividades nas áreas de Teoria de Controle, Controle de Processos, Sistemas de Automação e Informática, com aplicações destas na indústria de Petróleo e Gás, Robótica, Sistemas Embarcados, Sistemas de Tempo Real, Inteligência Artificial, Sistemas Automatizados para Transportes, Empresas Virtuais etc.;
- Na Extensão, atua em cursos de formação especializada, consultorias técnicas, perícias, projetos industriais etc.
Um pouco da História do Departamento de Automação e Sistemas
(Departamento de Engenharia de Automação e Sistemas)
Em 1990 adentrava à UFSC a primeira turma de acadêmicos do curso de Engenharia de Controle e Automação (Engenharia de Controle e Automação Industrial – ECAI) para receber uma formação de qualidade, numa habilitação da Engenharia até então inexistente no Brasil. Imaginava-se à época que estes acadêmicos deveriam adquirir uma formação suficientemente abrangente para poder interagir com engenheiros de outras áreas e profissionais de computação, e ter uma ação integradora, característica de um engenheiro de sistemas, atuando na concepção, instalação, otimização e manutenção de unidades de produção industrial automatizadas ou a serem automatizadas.
Desde então a automação desenvolveu-se aceleradamente em diversos setores industriais – dos processos petroquímicos aos robóticos, passando pelos clássicos processos elétricos e metal-mecânicos – e, ainda, ultrapassou o ambiente industrial para penetrar em muitos outros setores da sociedade como transportes, comércio, bancos, etc. Pela sua. formação abrangente, o Engenheiro de Controle e Automação conseguiu adaptar-se facilmente a este novo cenário e contribuir nestas diversas áreas com seus conhecimentos em controle, automação e sistemas computacionais.
1997 – Criado o Departamento de Automação e Sistemas
O Departamento de Automação e Sistemas (DAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi criado em abril de 1997 a partir da iniciativa dos professores do Laboratório de Controle e Microinformática (LCMI) constituído desde 1982. O Departamento de Automação e Sistemas dedica-se à formação, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Controle, Automação e Informática.
Os objetivos principais do DAS são:
- Desenvolver atividades de pesquisa, extensão e consultorias nas áreas de Controle, Automação da Manufatura, Robótica, Informática Industrial, Sistemas Informáticos Distribuídos, Redes de Computadores e Inteligência Artificial.
- Realizar atividades de formação de recursos humanos a nível de Pós-graduação (Mestrado, Doutorado), de Graduação e de Reciclagem nestas áreas.
Proposta da Criação do Departamento de Automação e Sistemas Apresentação do DAS em 1997 Planejamento Estratégico DAS em 1997
2024 – Alterado a nomenclatura do Departamento – Departamento de Engenharia de Automação e Sistemas – EAS
Em reunião do Colegiado do Departamento de Automação e Sistemas, realizada em 04 de dezembro de 2023, foi votada e aprovada a alteração da nomenclatura e da sigla do departamento que a partir de 27 de agosto de 2024 passou a se chamar oficialmente de Departamento de Engenharia de Automação e Sistemas e com a nova sigla EAS. Esta decisão foi referendada pelo conselho do Centro Tecnológico e deliberada pelo Conselho Universitário que emitiu a Resolução Nº 22/2024/Cun (Processo Digital nº 23080.013401/2024-68).
No histórico de criação, as motivações do nome original do departamento – DAS – se deram pelos seguintes motivos:
● Engenharia de Controle e Automação (Controle de Processos + Automação Industrial)
● Necessidade do desenvolvimento da época
● Quando o departamento foi criado, já tinha se decidido tirar o “industrial” do nome do curso (Engenharia de Controle e Automação Industrial – ECAI)
● Se via muito a concepção de engenharia de sistemas: julgou-se importante ter a palavra sistemas
● A questão da pós-graduação influenciou muito na escolha
● Automação tinha um aspecto chamativo
● Engenharia de automação e sistemas confundiria com a oferta de um curso de engenharia de controle e automação
● DAS remetia diretamente ao nome
Visando alinhar os nomes do departamento, do programa de pós-graduação e do curso de graduação, o colegiado decidiu incluir em torno da palavra engenharia para que também sejam alinhadas as estratégias de atração de alunos e de manutenção/elevação da qualidade dos cursos. Além dos seguintes motivos:
● Preservar o “Automação e Sistemas” do nome original
● Preservar “Automação” como aspecto central do nome (“Departamento de Automação”)
● Evita a confusão com o Departamento de Atenção à Saúde que é vinculado à PRODEGESP e possuí a mesma sigla – DAS
● Padroniza com os demais departamentos do CTC ao retirar a letra “D” da sigla e incluir a letra “E” da engenharia
● Adequa melhor ao nome em língua inglesa que “requer” a palavra engenharia (Department of Automation and Systems Engineering)
De primeiro momento, as disciplinas DAS da graduação e da pós-graduação continuarão com seus códigos inalterados. Ainda se fará a análise do processo de transição, quanto a equivalências e demais modificações, que ocorrerá aos poucos. Demais alterações, serão notificadas conforme ocorrerem.
O Laboratório de Controle e Microinformática
O LCMI (hoje substituído por vário outros laboratórios para Sistemas de Automação e Controle) foi o precursor para que anos à frente viabilizasse a criação do curso de graduação em Engenharia de Controle de Automação Industrial – ECAI. O antigo laboratório foi criado em 1981/1982, como resultado dos esforços que vinham sendo realizados desde o início da década de 70 por professores do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC que atuavam em áreas como Teoria de Controle, Controle Digital Direto, Projeto de Sistemas Digitais. A iniciativa de criação do grupo partiu principalmente de três professores de áreas diferentes apesar de relacionadas (Controle Digital Direto, Sistemas Digitais, Controle Numérico de Máquinas) que tinham uma forte relação de amizade e compartilhavam ideias comuns sobre ensino, pesquisa, organização; acabou Gerido o primeiro laboratório/grupo de pesquisa a ser criado no departamento de engenharia elétrica.